Modi, primeiro-ministro da Índia, em audiência com o Papa no sábado, 30 de outubro

Imagens: Papa Francisco à esquerda e Modi à direita | Fotos: Jeffrey Bruno e José Cruz / Wikimedia Commons

Mais Lidos

  • Às leitoras e aos leitores

    LER MAIS
  • Promoção da plena credibilidade do anúncio do evangelho depende da santidade pessoal e do engajamento moral, afirma religiosa togolesa

    Conversão, santidade e vivência dos conselhos evangélicos são antídotos para enfrentar o flagelo dos abusos na Igreja. Entrevista especial com Mary Lembo

    LER MAIS
  • São José de Nazaré, sua disponibilidade nos inspira! Comentário de Adroaldo Palaoro

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

28 Outubro 2021

 

Foi confirmado pelo Vaticano o encontro com o primeiro-ministro indiano, que estará em Roma para o G20. Um encontro cara a cara com um significado político importante em Delhi: será a primeira visita ao Vaticano do líder nacionalista hindu, chefe do governo desde 2014.

A reportagem é publicada por AsiaNews, 27-10-2021. A tradução é de Luisa Rabolini.

O primeiro-ministro indiano Narendra Modi visitará o Papa Francisco no sábado, 30 de outubro. Isto foi confirmado pelo Vaticano, que inseriu o encontro na agenda de compromissos do pontífice para a manhã de sábado, 30 de outubro, às 8h30. De acordo com o programa, deveria ser um encontro cara a cara de meia hora, de grande significado político para Modi. Líder do partido nacionalista hindu BJP - que abriga dentro dele movimentos radicais que apontam abertamente os cristãos como uma ameaça à identidade indiana, desembocando até mesmo em comportamentos violentos -, Modi está à frente do governo indiano desde 2014 e até agora nunca tinha solicitado uma audiência no Vaticano.

O último encontro entre um papa e um premiê de Nova Delhi remonta ao ano 2000, quando foi Atal Bihari Vajpayee - também membro do BJP - que compareceu a uma audiência com João Paulo II. Já alguns dias atrás, os jornais indianos falavam de uma possível etapa de Modi no Vaticano durante a viagem que o levará a Roma por ocasião do G20 e depois a Glasgow para a conferência sobre o clima. O Papa Francisco havia recebido uma delegação oficial indiana em setembro de 2016, por ocasião da canonização de Madre Teresa de Calcutá: naquela ocasião, a representação do governo Modi foi confiada ao Ministro das Relações Exteriores, Sushma Swaraj.

Em várias ocasiões, nos últimos anos, falou-se de uma possível viagem do Papa Francisco à Índia, mas nunca chegou um convite oficial de Nova Delhi, precisamente por causa da oposição da ala radical dos nacionalistas hindus. Dois papas já visitaram a Índia: Paulo VI, em 1964, e João Paulo II, duas vezes, em 1986 e 1999.

 

Leia mais